sábado, 4 de setembro de 2010

Joe Higgs - Life of Contradiction (1975)


Joe Higgs, o cantor jamaicano Joe Higgs, conhecido como "O Pai da música Reggae", faleceu aos 59 anos em um hospital de Los Angeles após vários meses de tratamento contra câncer. Higgs teve muita influência no nascimento do ska, rocksteady e formatos de reggae da música folk jamaicana, e era enormemente respeitado como compositor, arranjador e interprete, e professor talvez mais que tudo.
Entre muitos outros ele ensinou Bob Marley, Derrick Harriott, Peter Tosh, Bob Andy, The Wailing Souls e Bunny Wailer. Um dos primeiros artistas locais a gravar na jamaica, seu primeiro single em parceria com Roy Wilson, foi "Many Oh" vendeu mais de 50.000 cópias na jamaica em 1960. O que o levou assinar um contrato com Edward Seega, que mais tarde se tornou Primeiro Ministro da Jamaica durante os anos 80.
"Ele foi meu primeiro empresário", Higgs relembra um pouco antes da sua morte, junto com um sorriso maroto, "A gente sempre era pago". Seega conseguiu colocar Higgs em shows locais ao lado de Sam Coke, Jackie Wilson e outras estrelas estrangeiras. Em 1964, ele gravou "There’s A Reward For Me" para o produtor Coxsone Dodd. A música se tornou um clássico instantâneo de sofrimento e esperança. Apesar de ele reclamar que nunca recebeu nada das vendas, ele estava muito furioso com este fato, dizendo "Eu percebo que a única pessoa que pode dar o meu prêmio e tudo que eu tenho direito é o todo poderoso". Foi na casa de Higgs que o jovem Bob Marley recebeu anos de aulas privadas de técnicas vocais e interpretação, e anos antes de começar a gravar com o seu grupo The Wailers.
Marley admitiu mais tarde que "Joe Higgs é um gênio", dando crédito ao seu sucesso internacional. Em 1972, Higgs ganhou o festival Tourist Song com a música "Invitation to Jamaica", cujos prêmios incluiam uma viagem a Nova Iorque. Onde se apresentou pela primeira vez. A cançou cadenciada não era característica do seu som roots, o qual se misturava um estilo Jazz. Com letras super sensíveis que expressavam consciência política com grande sentido da história e literatura clássica. Músicas como "So It Go" e "Freedom" sempre o colocava no topo das paradas musicais.
Em 1973, quando um membro fundador "Bunny Wailer" deixou os Wailers, Higgs foi chamado para acompanhar seus ex-alunos, Tosh e Marley, em uma turnê americana sendo show de abertura para Sly & Family Stone. Eles tocaram shows criticamente aclamados de Nova Iorque e Boston a São Francisco, eles eram cabeças na primeira onda de músicos de reggae que trouxeram este tipo de música para a consciência americana.Em 1974, um outro grupo de estudantes, os Wailing Souls se juntaram a Higgs brevemente para formar um grupo chamado "Atarra".
E ai será que o Higgs é fraco?? pense num álbum PEDRA, RooTs Music do começo ao fim, Joe Higgs para sempre será lembrado por todos.
Playlist:

1 More Slavery
2 More Slavery [Dub Version]
3 Life of Contradiction
4 Got to Make a Way
5 Hard Times Don't Bother Me
6 There's a Reward
7 Wake up and Live
8 Who Brought Down the Curtains
9 Song My Enemy Sings
10 She Was the One
11 My Baby Still Loves Me
12 Ram Bam Bam
13 Ram Bam Bam [Dub Version]
14 Sincerely
15 Sincerely [Dub Version]

Linkhttp://www.4shared.com/file/L3C1GNLY/Life_of_Contradiction.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário