quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Lucky Dube - Serious Reggae Business (1996)


Lucky Philip Dube (pronuncia-se doo-bay) foi um cantor de reggae sul-africano. Gravou 22 álbuns em zulu, inglês e africânes em um período de vinte e cinco anos de carreira e foi o artista sul-africano que mais vendeu disco na história do reggae.
Lucky Dube nasceu em Ermelo, anteriormente chamada de Eastern Transvaal, e agora de
Mpumalanga, em 3 de agosto de 1964. Seus pais separam-se antes de seu nascimento e ele foi renegado pela sua mãe, Sarah, sua avó materna o batizou de Lucky (Sortudo em inglês), porque ela considera seu nascimento sorte. Juntamente com seus dois irmãos, Thandi e Patrick, Dube passou grande parte de sua infância com sua avó, enquanto sua mãe mudou-se para trabalhar.
Em 1999 uma entrevista, revelou que sua avó foi descrita como "o amor maior", e que "fez muitas coisas para tornar esta pessoa responsável que sou hoje."
Na infância, Dube trabalhou como jardineiro, mas, percebendo que ele não estava ganhando o suficiente para alimentar a sua família, ele começou a frequentar a escola. Lá ele juntou um coro e, com alguns amigos, formou seu primeiro conjunto musical, chamado The Band Air Route. Enquanto na escola, ele descobriu o movimento Rastafari. Na idade de 18, Dube juntou seu primo e formou a banda, 'The Love Brothers', tocando música pop conhecido como Zulu mbaqanga . A banda assinou com a Record Teal, sob comando de Richard Siluma. Embora Dube estava ainda na escola, a banda lançou um álbum sob o nome de Lucky Dube & The Supersoul. O segundo álbum foi lançado pouco tempo depois e, desta vez Dube escrevi algumas das letras, além de cantar. Foi nesta mesma época que ele começou a aprender Inglês. Inspirado em Jimmy Cliff e Peter Tosh, ele sentiu que o contexto sócio-político mensagens associadas com o reggae jamaicano foram, ele decidiu tentar o novo gênero musical e, em 1984, lançou o mini-álbum "Rastas Never Die".
O registro vendeu pouco - cerca de 4.000 unidades - em comparação com as 30.000 unidades
vendidas com o "mbaqanga". Para suprimir o ativismo anti-apartheid, o regime proibiu o álbum em 1985. No entanto, ele não foi desencorajado e continuou a realizar shows de reggae ao vivo e escreveu e produziu um segundo álbum, "Think About The Children (1985)". Atingiu disco
de platina e ele estabeleceu-se como um artista popular na África do Sul, além de atrair a atenção de fora da sua pátria.
Em 1989 ele ganhou quatro Prêmios OKTV para Prisoner, Captured Live ganhou outra para o ano seguinte e ainda outras duas para a House of Exile. Seu álbum de 1993, Victims vendeu mais de um milhão de cópias pelo mundo. Em 1995 ele ganhou um contrato com a Motown.
Seu álbum Trinity foi o primeiro lançamento pela Tabu Motown Records. Em 1996, ele lançou um álbum compilação, Serious Reggae Business, que levou com ele a ser chamado de "Best Selling Recording Artista Africano" no World Music Awards e do "Artista Internacional do Ano", no Gana Music Awards. Subiu ao palco dividindo palco com artistas como Sinéad O'Connor, Peter Gabriel e Sting. Ele apareceu em 1991 no Reggae Sunsplash. Além do desempenho na música Dube foi outrora um ator, aparecendo nos filmes Voice in The Dark,
Getting Lucky e Lucky Strikes Back.
Em 18 de outubro de 2007, Dube foi assassinado no subúrbio de Joanesburgo, em Rosettenville logo após ter largado dois dos seus sete filhos e seu tio em sua casa. Dube estava dirigindo seu Chrysler 300C, que os assaltantes perseguiram. Os relatórios da polícia sugerem que ele foi morto a tiros pelos carjackers. Cinco homens foram presos com ligação com no assassinato. Três homens foram julgados e considerados culpados, em 31 de março de 2009, dois dos homens tentaram fugir e foram capturados. Os homens foram condenados á prisão perpétua.
Ele deixou sua esposa, Zanele, e sete filhos.
Playlist:

01 - Mr. DJ
02 - Feel Irie
03 - Together As One
04 - Slave
05 - Steel Bars
06 - Prisoner
07 - Reggae Strong
08 - Oh My Son (I'm Sorry)
09 - Remember Me
10 - I Want To Know What Love Is
11 - House Of Exile
12 - Peace Perfect Peace
13 - Victims
14 - I've Got You Babe
15 - It's Not Easy
16 - Different Colours - One People
17 - Back To My Roots

Linkhttp://www.4shared.com/file/ENx98gaP/Serious_Reggae_Business.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário